quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ou você termina o poema por mim.

Mas não quero falar nisso. Isso não vai acontecer.

Sabe o que podia acontecer?

Podiam matar uma dúvida minha.

É o seguinte. Eu queria saber de quantas pessoas que fazem empréstimos num banco, qual a porcentagem que sai bem-sucedida e qual a porcentagem de pessoas que se fodem muito.

Poderia ser um levantamento como algum estudo crítico sobre como é covarde a principal maneira dos bancos de obterem lucro.

Como fazer isso, pra matar minha dúvida? Ah, fiquei pensando nisso também. Os bancos (pelo menos creio que) mantém um registro do empréstimo feito. A receita federal mantém também um registro das declarações de IR. Bastava pegar os registros de pessoas falecidas (aí não seria quebra de sigilo, certo?) e seus descendentes em relação ao IR, e comparar o aumento/diminuição do IR em relação a antes/depois do empréstimo feito. E levantar uma estatística para % de ganhos e perdas em relação aos 5 anos seguintes do empréstimo.

Poderia até incrementar essa estatística, com detalhes como porte do empréstimo (pequeno pra até R$10.000, médio pra entre R$10.000 e R$100.000 e grandes pra acima de R$100.000) e casos de abertura/falência de empresas (acho que isso pode ser conseguido através do CNPJ. pelo menos, abertura de empresa. E novamente, acessar dados de pessoas falecidas não é crime, é?)

Só pra matar a curiosidade. Porque tem coisa que com números se consegue a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário