domingo, 26 de setembro de 2010

Clipes que ficaram no meu subconsciente

Tem coisa que é fácil de lembrar, que você lembra quase sem querer. Coisas que ficaram gravadas da época que você não entendia o que acontecia.

É lógico que isso já aconteceu contigo.

Hoje eu tô caçando os clipes que eu lembro desse jeito. E qual é a imagem principal que tenho associada.

- x -

"Lambada", do Kaoma:

Putz, essa aí é um clássico... a música só continha basicamente o "Chorando se foi, quem um dia só me fez chorar..."

Mas, mais clássico ainda é o clipe dessa música. Busca aí na memória, não pode ser só eu que mentalizo de cara a saia rodada voando, aquela saia preta, revelando um biquini preto também. Acho que quando vi essa cena pela primeira vez, eu não era nem um adolescente. Porque não lembro de ter achado aquilo erótico (e aquilo era pra ser o.o), e sim algo mais "marca-época".
Depois disso, ainda vem a mini-história que é só contada entre olhares. O garoto moreninho apaixonado pela garotinha loirinha, que o pai/padrasto/dono do bar não deixa a dança deles acontecer. Aquilo era impressionante pra mim na época. Acho que até já imaginei o que os personagens queriam dizer. Hoje parece bem óbvio de entender.

- x -

"Smells like teen spirit", do Nirvana:

Tem muito clipe do Nirvana que eu lembro de ter assistido uma porrada de vezes. E isso porque a onde do Nirvana pós-morte do Kurt Cobain já tinha passado.
Mas até hoje, os pézinhos com all-star batendo logo no começo da música me dão frio na barriga. Tem gente que diz que a cena da geração grunge em clipes é a do "Jeremy", do Pearl Jam, quando o garotinho pega uma arma e se mata na frente da sala de aula.

Bosta nenhuma! Os all-stars ansiosos do começo de "Smells" pega bem melhor a essência do que o grunge causava de mais notável: a sensação de que "é agora". E como esse "é agora" se resolve?
Não é com o velhinho dançando com uma vassoura e nem com Kurt amarrando a corda da guittara. Esse "é agora" não se resolveu. Até hoje.

- x -

"Hit that", do Offspring.

Começa com o cão. Só do cão aparecer você já sabe do que se trata. Vai dar merda!

O cachorro desenhado num tipo maluco de 3D dispara correndo. Aparece o cara azul atrás dele, revoltado.

Vai dar merda, mermão, esse clipe transpira um "vai dar merda", criando uma expectativa do cão. Com 12 anos, eu não entendia o que acontecia, quando aparecia no final a cena do cara azul com a tesoura na mão.
É, quando entendi... putz, deu merda mesmo. =X

- x -

"Anna Julia", do Los Hermanos

Tem outro clipe de baile que eu não lembro de quem é, e que seria o que eu colocaria aqui. Mas é estrangeiro, eu não lembro o nome do artista nem da música, só lembro dos all-stars da garota e do tímido apaixonado. ( se alguém souber que clipe é, coloca o nome lá nos comentários, please. Deve ser algo tipo Wezeer ou Radiohead, é uma coisa bem lenta, depressiva.)

Enfim, explorando o tema de tímido apaixonado e garota dançante em baile, "Anna Julia" serve. Porque também é um clipe marcante, ainda mais pela intro dos "personagens" da trama. E principalmente porque a letra casa perfeitamente com os relances da história... ainda mais nos primeiros versos, os "quem te vê passar assim por mim... não sabe o que é sofrer..."

- x -


"Lua de Cristal", da Xuxa


Lua de Cristal, eu sei, é tenso. Mas é parte da mágica da rainha dos baixinhos, conseguir guardar um espaço no subconsciente de quem a assistia.

Bem, não é exatamente um clipe. Eu lembro é dum trecho do filme, acho que o final do filme já, quando a Xuxa sobe num palco, lembra da infância dela toda num relance e começa a música. Essa clipe também tem uma "história de olhares", principalmente na parte que tem um velho observando as crianças dançando, e o olhar dele tá lá dizendo: "é, talvez ainda tenha jeito". Como uma pessoa que tinha perdido as esperanças e naquele momento tá se arrependendo.

Engraçado que eu vi essa cena no máximo uma ou duas vezes, e fiquei com ela gravada na memória.

- x -

Bem, acho que por enquanto tá bom. Sei que tem mais coisa (principalmente em relação as cenas de filme também, como a de um dos anos 90 de um grupo de estudantes que tentam descobrir o que há depois da morte...) mas deixa isso pra depois, quando eu tiver com essa aura nostálgica de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário