terça-feira, 6 de abril de 2010

Cena Futura?

-Como assim?! Sei que somos azarados cara, mas agora os ônibus pararem de funcionar logo agora é sacanagem! - exclamou Fernandinho. Jonas só olhava pro site que Gordão havia aberto. Pelo menos ele tinha justificativa agora pra faltar o serviço. Tava bem no site.

-Blá, blá, blá, emenda ibsen, blá blá blá, diminuição de salário, blá blá blá, caralho, nego é muito filho da puta... - Gordo ia falando sozinho e baixo enquanto lia a nota oficial no site da empresa 1001.

Jonas foi sentar num sofá. Juntando aquele sonho estranho com as duas brigas estranhas e com as intervenções estranhas de malucos, e que agora estavam presos em Bom Jardim por causa duma greve repentina dos motoristas de ônibus, Jonas chegou a conclusão de que tava na hora de começar a levar a sério outras possibilidades além das racionais. Mesmo que a explicação no site praquela greve fosse racional, Jonas já estava acreditando na opção irracional de que alguém tava tramando alguma coisa com eles.

Em volta do PC, Waguinho, Fernandinho e Gordão continuavam lendo as notas no site. Até que Waguinho comentou:

- É, não era de se esperar diferente.
-Waguinho, só pra ver se eu entendi a mesma coisa que você... Por causa da emenda maluca que tirava dinheiro do estado do RJ, os caras do nada privatizaram centas estradas e as empresas de ônibus como resposta diminuiram os salários dos motoristas e cobradores, e em resposta esses cobradores e motoristas entraram em greve? Isso assim, da noite pro dia, sem aviso prévio nem nada? - disse Fernandinho.

-Olha cara, isso foi o que eu entendi também. Só que privatização de estrada leva um século, por causa das complicações burocráticas e esses motherfuckers parecidos...

-Só eu que acho isso estranho? - reclamou Fernandinho. Waguinho e Gordão só olharam pra ele, e Jonas mentalmente concordou, apesar de não ter dito nada. Fernandinho então saiu andando em direção ao banheiro, meio que falando sozinho e gesticulando. Jonas não entendeu direito o que era, mas ouviu Gordão e Waguinho sussurando coisas um pro outro...

-x-

Isso aí foi uma idéia que eu tive pra explicar um "porquê" de acontecer uma greve de ônibus na história... Uma explicação mais simples seria culpar as chuvas, pois realmente tem chovido suficiente e alagado alguns lugares do Rio, impossibilitando viagens de ônibus.

Então... a viagem com os royalties ou a chuva? O que seria mais convicente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário